Outro Tempo

Porque às vezes mais não é suficiente

terça-feira, março 06, 2007

 
12º.

A chuva cai gélida na minha cabeça quente. O meu pensar vagueia, temperado a comprimidos. Onde estava eu quando deixei de ser-me? Acredito que nas mãos tenho o traço do destino, na linha do trabalho. O meu monte da lua é nocturno, a minha linha da sorte eclipse. Vejo, pelas lentes raiadas de chuva, um mundo disperso e da consistência de um riacho, ouço o canto da água que cai e tenho frio e saudades de sol e outra. Outra mulher, outra vida, outra via. As que tive não me servem já, ultrapassou-me a minha exigência e não me deu boleia.
.
Just Lonelly
.
Um só corpo na cama de casal
Um casal de pombas arrulha no telhado
Sim, mais um acordar normal
Outro dia húmido de acordar cansado
.
Levantar a barba o banho
Relembro a Beleza Americana
Desço a escada e ponho Coltrane
Giant Steps para a alma tacanha
.
No computador dou uma voltinha
Blogo aqui e ali e à tardinha
Virei ver quem me viu
Sem saber se alguém sentiu
.
Esta mágoa rasteira que me cobre
Este medo de ser que tudo encobre
Quero outro eu atrás das linhas
Quero mudar as letras minhas
.
Vícios
.
Xanax

Virei-me para o Xanax para combater a nicotina, e ando anestesiado pela vida, como se muito vinho me corresse pelas veias, ou se aquela boa droga marroquina que havia antigamente ainda me limpasse os pulmões e me pintasse a alma. As coisas chegam até mim diferidas, sem impacto, como numa câmara lenta à là Matrix. Eu nem sequer me desvio, e morro todos os minutos porque me faz falta o sentir directo. Mas a covardia da alma nunca saí à rua sem colete para-balas, como os olhos nunca arriscam ficar sem lentes, como a erudição não é nada sem as suas mesquinhas referências. Sei de mais. E sinto de menos. E sinto muito, este defunto eu, sinto-me muito. E esta pena, que não é o Palácio alcandorado, enterra-me numa catacumba de dores frias. E desesperadas, sem esperança.
.
Excesso
.
Sexta-feira mergulhei num mar de álcool, só saí de lá ontem. Perdi. E nem sabia que estava a jogar. Gosto de Jack Daniels com água das pedras. Fui parar a uma Noite Africana. A música tomou conta de mim, e mais não lembro. Tinha acordado às 5, fui a Lx. ver o Columbano, cumprimentei-o e saí estasiado, subi ao Castelo para mergulhar no Tejo, depois vim embora e queria, muito, ter ficado. Comprei um livro de desenhos do Pomar no Oriente. As 3 já estava em Coimbra. Jantei com um amigo corvina e vinho branco, e o resto já contei. Sábado às 5 tentei beber uma chávena de chá verde. As minhas mãos pareciam castanholas. Irei voltar a beber, mas não tão cedo.
.
Interlúdio Romântico
.
Serve a Espera
. .
Serve a espera de antecâmara
Ao que queremos do futuro
Mobilada a esperança-fera
Ambição de muro a muro
.
Sala ambulante, portanto
Caravana de ilusões
Tenda de circo ao relento
Abrigando multidões
.
Que futuro é já agora
Já depois do que escrevi
Quando agora é o que fora
Quando o longe é já daqui
.
Que o futuro não está
Depois de hoje, afinal
O futuro é para lá
E p’ra cá numa espiral
.
Serve a espera de antecâmara
Ao que queremos do presente
Mobilada a esta hora
E de movimento ausente.
.
Sala quieta, portanto
Estátua fria, mármore branco
Á inércia monumento
Cena imóvel, vasto palco
.
Que presente nunca é
Nunca foi, jamais será
Que presente apenas é
Vácuo entre agora e já
.
Que o presente não está
No dia d’hoje, afinal
No presente nunca há
Nada que seja mortal
.
Serve a espera de antecâmara
Ao que vimos no passado
Mas passado, foi embora
E é caminho encerrado
.
Sala vazia, portanto
Sem nada que ver por dentro
Só janelas, sem paredes
Em que pendurar lamento
.
Que passado é para sempre
Já antes do que escrevi
Quando ontem ainda é hoje
Quando o fruto é já semente
.
Que o passado não está
Antes do hoje, afinal
Nunca está aonde estava
Mobilidade total
.
São meus olhos Mestre-Tempo
É meu coração sineiro
É de espera o movimento
Tinta não há no tinteiro
.
E o meu tempo sou eu
E as formas que quiser
E o destino faço-o eu
Com a voz do que disser
.
Encerro então esta espera
Também antes de esperar
Tenho gente que me espera
Termino aqui meu cantar
.
Tenho d’ir chocar de frente
Com gente que está lá fora
Que como eu não lamente
O tempo qu’é o de agora!

Fim D'hoje
.
Era outro quando escrevi isto, mas sou outro todos os dias. Ando a fumar menos; não quero fumar nada. Beber, só para afogar as mágoas, e elas andam tantas! Criei-me bicho do mato, e não percebi que o meu mato era a selva urbana. Mas sei que as maravilhas me perseguem, e sei que as amo. Voltando a sábado, comprei uma enciclopédia de ilustração portuguesa em 5 volumes; quando, sentadinho na minha mesinha favorita do Tropical, passou por mim um senhor de fato e gravata ( impecável ) que em vez da mala da praxe trazia um aspirador, velho e relho, com uma fleuma absolutamente britânica. À frente a Feira do Disco: Giant Steps, Coltrane, Berlim, Lou Read, 12 Lieder, Schubert by Schwarzkopf; sai de lá muito leve e quase não me custaram nada. Chegado a casa, na varanda a apanhar sol e a ouvir os resultados da pesca, passam em baixo quatro caramelos transportando um colchão azul bebé à cabeça, como um andor. De manhã tinha visto no DN um anúncio do Festival da Lampreia, tendo como cabeça Carlos do Carmo. A decadência dos espécimes. E mais, muito mais. A última que me lembro foi um puto em frente ao Dolce Vita sentado com um ar indescritível numa caixa de papel de fotocópias, e era o pensador de Rodin! É abrir os olhos; a alma lava-se sozinha.
.
Adenda

Paulo by Maria – Quebra Costas 2007

Comments:
um bicho do mato com interludios lustrais.


onde o romântico se senta dentro do céptico....

_________________

(eu escrevo pouco...perdoa-me)...mas leio-Te.

muito.


beijos.
 
Bruxo....:)))))

________________


beijos.... muitos.



________________


e obrigada.
 
Enviar um comentário



<< Home

Archives

fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   agosto 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   maio 2008   setembro 2008   novembro 2008   dezembro 2008   fevereiro 2009   abril 2009   maio 2009   julho 2009   outubro 2009   janeiro 2010  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?