Outro Tempo

Porque às vezes mais não é suficiente

sexta-feira, março 23, 2007

 
16º.

...hei-de perguntar se poderemos falar sobre o "sempre" e o "nunca". coisas que li num outro blog e que me pôs a pensar......Assim à 1ª., entre sempre e nunca há uma afinidade automática: são os dois absolutos e descrevem-se mutuamente. Sempre implica que Nunca se vai deixar de; Nunca implica que Sempre se evitará algo; diga-me o tal blog, estou curioso ( como sempre )......oh menino curioso...era no meu....:))))...

Sempre e nunca. Tiro no escuro, que perdi indicações de origem. Mesmo assim tento o texto. Deve-se sempre tentar o texto. Nunca se deve deixar de tentar o texto. Alfa e Ómega. Princípio e Fim. Sempre. Definitivo. Uma constante constante ao longo da linha temporal. Temporal, esse, nunca constante, porque depois da tempestade vem a mudança; ou a bonança; Nunca jamais em tempo algum. Negação absoluta de sequer uma vez, uma só vez para ver como é. Nunca é para sempre. Sempre nunca admite a excepção. Nunca fiz. Sempre farei. Como linhas paralelas, estes carris em que assenta a locomotiva do impossível. Nunca digas nunca. Sê sempre um homem de palavra. E se jurar nunca jurar, a primeira jura conta sempre, ou nunca conta? Baralhado estou nestas eternas contas. É tempo de buscar sinónimos.

Nunca. Tem dois sentidos possíveis: nunca aconteceu nem acontecerá; neste sentido é sinónimo do Caos primevo; o nunca é o que está antes do Universo, o caldo (?) de cultura do Cosmos; é um espaço sem Tempo, a que podemos remontar pela Filosofia, mas que a Física não abrange. Não É. O outro sentido é o da negação absoluta da repetição: o Nunca Mais; existiu, marcou ( daí o enfase: nunca mais ); mas está interdita a sua repetição. E é por aqui, pelo interdito, que se pode fazer a ponte ao primeiro dos sentidos, o do Never Never Land do Éden, que é o princípio do Tempo.

Sempre: implica pelo seu lado uma constante repetição ao longo do Tempo. É perfeitamente Físico, palpável. É activo, no sentido de positivo. Sempre É. Com todas as suas características inalteráveis, a maior das quais a permanência. E ao dizê-lo, invocamos, para sempre, a constância da sua existência. Podemos Filosofar com Ele, mas não sempre. É território para Amores, é sinónimo de Fidelidade, é elo e corrente no mesmo plano e momento e movimento. Se nunca era um Éden prévio, sempre é um Céu Eterno. Sempre é o próprio Tempo.

Interlúdio Romântico
.
Nunca vi de ti mais que o canídeo
Feroz que preda impune a floresta
E tu a outra que teclas por instinto
Sei da letra o nome e isso basta

Eu por mim corro tempos que imagino
Por saber que o tempo não me larga
Eu por mim vou pensando e indo
É a minha maldição, a minha praga

Nunca e sempre, e sempre é nunca
Porque sempre nunca deixará de ser
E nunca, nunca cessará em nós
O bom desejo de permanecer

Fim D'hoje

Das citadas espero notícias que me permitam estender o raciocínio. Fica em aberto o assunto.

Adenda

Sempre respeitando o nunca, Adão não comia fruta. Foi o primeiro dos carnívoros. Nunca rejeitando a beleza, Eva estendeu a mão. Foi a primeira das ousadas.

Adenda 2

Conferir Mark Twain, numa edição do Circulo dos Leitores de há 30 anos, com uma capa de um vermelho extraordinário. Tem uns diários...

Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
achei as de o'neill!

ele diria que isto é que é uma coisa em forma de assim...
 
este comentário estava precedido por outro que apaguei e que dizia:

"...

(isto sou eu sem palavras)"

________________________

sucede que queria apagar os dois e levá-los para o post acima. eram para lá. mas só consegui apagar um.

ora, e como para asneira já basta, ou porque se calhar a hora e a noite insone se traduziram num acto falhado, ficam também aqui muito bem.
 
Enviar um comentário



<< Home

Archives

fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   agosto 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   maio 2008   setembro 2008   novembro 2008   dezembro 2008   fevereiro 2009   abril 2009   maio 2009   julho 2009   outubro 2009   janeiro 2010  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?