Outro Tempo

Porque às vezes mais não é suficiente

segunda-feira, abril 23, 2007

 
22º.
.
O tempo é a distância. O tempo é a duração. O tempo é o tamanho da espera. O tempo é a nuvem no céu, a neve na serra, o sol no pinhal, a neblina da esperança. O tempo é de quem o faz. O tempo são nove meses, mais o voo de pássaro do espermatozóide. Mais tempo para quê, pergunto. Para poder ver outro tempo, respondo. Outro tempo para quê, replico. Para poder ter mais tempo, complico. Tempo de ser tempo para ser tempo para ver ouvir amar. Tempo para mudar o Mundo? Tempo para amar-te a ti? E se te falta o tempo, e se te passou o tempo, e se o teu tempo não é teu? Amo-me a mim e à tua imagem nos meus olhos, se tiver tempo. E se o Mundo não quiser? Dámos-lhe tempo. E se já não houver tempo? Paramos, esperamos, e aguardamos melhor hora. Agora!
.
Na métrica redonda do relógio lá de casa, cabem doze casas em números romanos, e trinta e um dias em números dos outros. Só que o quatro vem escrito IIII. É americano, dos fins do Séc XIX, tem mostrador redondo e a caixa de madeira, coberta por uma patine de gordura épica ( era o relógio da cozinha ) que eu recuso limpar, é um octágono, cuja face inferior termina na caixa rectangular do pêndulo, cuja face inferior é um triângulo. Tem ainda três ponteiros, sendo o dos dias finíssimo e terminado por um quarto decrescente . É bonito, mas barulhento. Quando funcionava ( ainda funciona, mas eu tenho-o parado ) ouvia-se na casa toda. Mais antigamente badalava as horas, os quartos e as meias, a meias com o sino da capela. Tenho impressão que foi aí que comecei a gostar de metais. Blong!
.
Time
.
Tempo é tempo
Tempo é hora
Não lamento
O ir embora
.
Tempo passa
Tempo corre
Tempo é massa
Tijolo torre
.
Fabrico em ti a letra
Durmo por ti a noite
O murmúrio de poeta
O coração que não sente
.
Entremeado por ti
Ensarilha-se o mundo
És o quanto vi
Mar em que me afundo
.
Tempo é tempo
Tempo passa
Não lamento
Tempo é massa
.
Interlúdio Romântico
.
Abril
.
Um Abril de águas mil entrou em correntezas; e eu, numa segunda-feira de calor ainda anormal desapareci sob o peso de uma mágoa estranha, como se alguém me tivesse ofendido e eu não tivesse ouvido bem, mas o som, mais que o teor, me moesse, me picasse, me transformasse em amorfa criatura, só com desejos de casa e janelas trancadas. Espaireci, comme d’habitude; estes moods de mi alma são como carrossel, quando estamos no melhor da volta param, e é tempo de descer e entregar mais uma ficha. Não me dá a minha natureza tempo de me habituar a mim mesmo. Homem de voltinhas, hoje aqui assim, amanhã ali assado, monótona vida que me não fixa sequer o temperamento. Do céu de um cinzento muito claro caí uma chuva miudinha e continua, a que o vento vai variando o grau de inclinação; eu, eu vou esperando que algo não mude.
.
Fim D'hoje
.
É, está escrito, homem de voltinhas. Este é do ano passado ( faz tempo ) e este ano foi a mesma coisa. O bom de ter registos é que se poupa a criatividade, e aprende-se a gerir a própria memória. Onde antes guardava a percepção, guardo agora a expressão. O perigo é quando tomamos os registos por medidores de padrão, e queremos prever o dia de amanhã. O padrão, senhores, não aponta caminho, indica estada. E estada implica estrada já precorrida.
.
Assim, podemos ter todo o passado numa caixa, e mesmo assim não sabemos nada do hoje, quanto mais do amanhã. Vem isto a propósito dos vendedores de catástrofes que andam por aí a pular, a rugir e a esganar a esperança. Nada nos diz que o futuro vai ser mau. Aliás, se olharmos para a História dos últimas 500 anos, só vemos melhoras. A crença nos Apocalipses é, para mim, sinónimo de nanismo de espirito. Carpe Diem. E senhores, temei as criancinhas. Elas vão ser mais felizes que Vocês.
.
Adenda
.
Sendo adquirido que vimos da água, porquê, Meu Deus, tem esta gente tanto medo dela?
.
Al O. Verclean, Higienista, séc. XIX
.
Adenda 2
.
Se a solidão é mensurável, quem é que está a segurar a outra ponta da fita métrica?

Comments:
Paulo, já vim aqui ler-te umas três vezes, não que te tivesse percebido à primeira (lol) mas porque me dá prazer o teu correr da pena. Fico meia sem jeito, meia sem graça para comentar, acho que há leituras que nãpo são para falar, são para sentir. Nem que sejam os sentires dos outros!

Deixo-te um beijinho e um beijinhos soprado em forma de cravo vermelho que hoje tenho andado a distribuír.

Noite feliz, entre um tempo e outro tempo.
 
tens um recado lá no meu letras. aguenta-te à bronca, como eu me aguentei.
:)

(depois volto com mais tempo. do meu...)
 
o tempo é todo o caminho.
de volta e em fuga da solidão.




_______________

xi.

:)))))))))))
 
Letras:

Voltei de férias hoje, só li isto agora. Não conheço a mecânica da coisa, quando perceber digo-te algo. De qualquer modo, é bom fazer pensar. Obrigado. Tu também me fazes pensar. Estás automáticamente nomeada.
 
tempo: o que fica sempre atrás de nós a digerir a ousadia de termos passado por ele.
finda a digestão, vê-mo-lo a correr para nos ultrapassar.

_________________


não há solidões absolutas, por poético que seja dizê-lo.
(por isso são mensuráveis.)
na outra ponta está, em última análise, o que pensamos nela e dela. a projecção da nossa existência.

ou então,

ela tem a nossa medida, rodeia-nos e seguramos as duas pontas. com a vida numa mão e a morte na outra.

_____________

que não te passe pela cabeça nomear-me! já o fui duas vezes, não quero brincar mais a isso :)

(e porque vou fazer uma pausa...)


beijos
 
Enviar um comentário



<< Home

Archives

fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   agosto 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   maio 2008   setembro 2008   novembro 2008   dezembro 2008   fevereiro 2009   abril 2009   maio 2009   julho 2009   outubro 2009   janeiro 2010  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?