Outro Tempo

Porque às vezes mais não é suficiente

sexta-feira, maio 09, 2008

 
V
( em Latim )




Uma tromba d’água elefantina não na graciosidade mas no volume varre a cidade, e recebe-me o acordar cansado. Café com leite e o verde leitoso das sete da manhã no jardim bem cuidado, que por mim falo. E fi-lo. Quando comecei, há já dez anos, era um quintal. Agora é um jardim de uma geografia íntima mas transmissível, pelo menos aos pássaros, a que agrada, às abelhas, às vespas e a umas coisas brancas que adoram a laranjeira. Eu as pedras a terra o verde e as coisas que nele se criam. E o cheiro doce da madressilva, que preenche tudo ainda mais com chuva. As flores em cachos amarelos e brancos são infância e estão aqui porque eu soube amadurecer com elas. Á tarde, depois da varredela da praxe, sentei-me eu o cigarro e um bicho-de-conta, taratritineto dos que me serviam de berlinde na crueldade de tantas vidas atrás. Este sítio é meu, e eu. E no entanto, é apenas um sítio. Bem cuidado. Será que o ramo mais alto da árvore-da-borracha ainda sabe da raiz? E se sabe, cuida?

Diálogo

Você gosta muito de si. Sim, sou a minha pessoa favorita. Vê-se. E nota-se. E você, gosta de mim? Não especialmente. Então abordou-me só para me desgostar? Sim. Bom; isso é bom. Bom? Sim; bom. Porquê? Porque começou o diálogo; e dialogar é bom. Eu gosto de mim; Você não. Duas opiniões; um encontro; uma nova maneira de ver? Sim; é bom. E modifica. Acho que já gosto um pouco mais de si. E do diálogo? Sempre gostei. De mim? Não; de si, de princípio não gostava.

Interlúdio Romântico
.
De Salão

Algum canto se quebrou
Algum meio foi dobrado
Agora é sempre a descer
Agora é já noutro lado

Dança a dança tola
A correcta dança
Passo é só medido
Rigor de balança

Eu não sou assim
Quando danço agarrado
Eu danço em ti
E não amarrado

Algum canto se quebrou
Algum meio foi dobrado
Agora é sempre a descer
Agora é já noutro lado

Dança pelo metro
Onde não cabe a alma
Eu danço com outra
Deslumbrada calma

Eu não sou assim
Medido a rigor
Eu danço pelas léguas
Ai do meu amor

Algum canto se quebrou
Algum meio foi dobrado
Agora é sempre a descer
Agora é já doutro lado

Fim D’hoje

A atípica chuva, o mesmo mar, a bicicleta; começou a época balnear. Na terça fim do dia na praia, e a redonda onda a ralhar-me mansa uma longa ausência. Leio Eduardo Lourenço, um livro que descobri em Angra, com o curioso título de Tempo e Poesia. Ele há coisas. Ensaios, este sobre, curiosamente, Vitorino Nemésio. Que é da minha infância, gesticulando no preto e branco da oscilante TV. Se bem me lembro. E as voltas da vida, e as rodas da bicla, e o rolar do seixo. E a poesia, e o tempo.

Adenda

Eduardo Lourenço, Tempo e Poesia, Gradiva, 2003

Adenda 2

“Sob o pavimento está a praia” Grito de Maio, em Francês no original, Paris, il y a 40 ans

Comments:
Isto por aqui morreu??
 
Não. Está paradote. Novidades em breve. Se bem que seria um belo epitáfio, o teu comentário. Abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

Archives

fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   agosto 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   maio 2008   setembro 2008   novembro 2008   dezembro 2008   fevereiro 2009   abril 2009   maio 2009   julho 2009   outubro 2009   janeiro 2010  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?